Escola Maria Marlene Feitosa de Almas promoveu a culminância do Dia da Consciência Negra




"Aos dias 03 de dezembro de 2021, a Escola de Tempo Integral Maria Marlene Feitosa de Paiva, na gestão da diretora Emanuele Bastos, do coordenador Júlio César Sousa, juntamente com os professores que compõem o corpo Docente da escola, realizou em suas dependências, a Culminância do Projeto CONSCIÊNCIA NEGRA que abordou tema: O COMBATE AOS PRECONCEITOS “RACIAIS” E SOCIAIS, É LUTA NOSSA, RESPONSABILIDADE DE TODOS, onde foram trabalhado em todos os Componentes Curriculares, aspectos que levaram os alunos a compreender as diferentes abordagens acerca dos processos históricos que forjaram o chamado preconceito “racial”. Foi mostrado as singularidades a partir de temáticas que cada campo do conhecimento tinha mais intimidade e propriedade em abordar.


Teve como foco, fazer com que o aluno compreendesse a formação do sentido de preconceito racial a partir de reflexões direcionadas por todos os Componentes Curriculares. Em forma de debate, cada aluno foi levado a compreender que o preconceito racial foi potencializado pela cultura de domínio e poder elitista que foi e é característico do Brasil. Essa visão deu aos ouvintes das aulas a condição perceber que a mudança do fazer preconceituoso está na ação combatente de cada sujeito.


Na culminância foram apresentados para os alunos, comunidade e visitantes, diferentes métodos e possibilidades de perceber a cultura afro brasileira, seja essas através da música, dança, canto, teatro, formas de se vestir e se sentir, comida, pinturas em geral, jogos matemáticos, poemas, literaturas, biografias, maquetes e aspectos teóricos diversos".

Textos & Fotos: Direção da Escola de Tempo Integral Maria Marlene Feitosa de Paiva da localidade de Almas - Cariré/CE

Postar um comentário

0 Comentários