Cariré realiza o primeiro encontro presencial do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA)


🔺Roberto Kelson Ferreira - secretário do Meio Ambiente de Cariré-CE

A Prefeitura de Cariré, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA), realizou na última sexta-feira (1º) de outubro, no Auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte, o primeiro encontro presencial com a equipe de jovens do Município, que participam do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) do Governo do Estado do Ceará. Na ocasião, os jovens receberam um kit contendo duas blusas, uma mochila, uma garrafa para água e um boné, enviados pela SEMA. Também recebem auxílio financeiro mensal correspondente a R$ 200,00 (duzentos reais) concedido pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).


O encontro contou com a presença do secretário do Meio Ambiente, Roberto Kelson, do secretário adjunto do Meio Ambiente, Sebastião Terto, e do coordenador de Gestão Ambiental, Flávio Braga. O objetivo do encontro foi promover a apresentação do coordenador Flávio Braga (na foto acima), que na condição de Ponto Focal, será responsável por acompanhar e conduzir esses jovens no desenvolvimento dos projetos ambientais no Município de Cariré-CE.


Durante o encontro foram discutidas as ações de execução do Plano de Ação Comunitária (PAC). Foram repassadas orientações gerais e metodológicas sobre a execução do PAC aos jovens que irão atuar como agentes ambientais na promoção de ações socioambientais, após a formação. O secretário do Meio Ambiente, Roberto Kelson, na ocasião falou sobre os projetos ambientais que já estão em prática no Município de Cariré, e, bem como, outros programas ambientais que terão início neste mês de outubro, como a implantação da Coleta Seletiva, e reafirmou o compromisso de acompanhar os jovens durante todo o programa AJA.


Objetivos do AJA
O Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) do Governo do Estado do Ceará tem como propósito estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

O Programa é executado, coordenado e monitorado pela SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/SEMA).

Os jovens classificados para o AJA participaram de uma capacitação em educação ambiental, realizada pela SEMA, em formato de Ensino à Distância (EAD), com duração de 60 (sessenta) horas/aula.

*** Texto: Roberto Kelson Ferreira - secretário do Meio Ambiente de Cariré-CE
*** Fotos: Elton Jader Fotografias

Postar um comentário

0 Comentários