Associação de Muquém de São Pedro, em Cariré-Ce, está produzindo produtos da palha de carnaúba para a Sazon do Brasil



Associação dos Artesãos da Palha de Carnaúba de Muquém de São Pedro, mais conhecida por MUCAÚBA (junção dos nomes "Muquém + Carnaúba"), continua em fase de expansão e gerando empregos e renda própria para a comunidade local. Além de já contar com apoio da empresa Ypióca, agora passará a contar com o apoio da Sazon do Brasil, que inclusive irá ofertar uma consultoria de Marketing Digital para os jovens daquela próspera comunidade. 

Segundo informações de Francisca das Chagas Lopes Silva (na foto), coordenadora-geral da Associação Mucaúba de Muquém de São Pedro, "após apoio da Ypióca, agora nós estamos num projeto com Ajinomoto, proprietária da Sazon no Brasil, que é muito interessante, um projeto sustentável, que é trabalhar a palha de carnaúba para fazer a embalagem dos produtos deles para ficar em exposição no mercado. Eles trouxeram esse projeto pra gente, fizeram a proposta deles. Além de trabalhar as embalagens, ainda irão custear uma consultoria com os jovens da comunidade, para aprenderem a trabalhar na divulgação do nosso trabalho, num formato de marketing digital. É muito importante essa parceria para nós, pois vai gerar mais emprego para as pessoas de nossa comunidade. A gente já vai estar entregando uma parte dos produtos à Sazon do Brasil e também irão começar as oficinas para a galera jovem", enfatizou.

Francisca das Chagas Lopes Silva comenta ainda que "a criação da Associação da Mucaúba foi um marco muito importante, pois a comunidade de Muquém de São Pedro redobrou em crescimento econômico, pois passou a ter renda própria e hoje a gente pode contar uma história bonita... Tudo começou em 2011, com o curso ofertado pelo Sebrae, e daí veio o grande apoio da primeira-dama de Cariré Virgina Souza, e devagarinho a gente foi chegando, e hoje tem essa geração de emprego e fonte de renda. Atualmente contamos com as parcerias da Ypióca e do Instituto Diageo e agora da Sazon do Brasil e vários outros parceiros nossos, incluindo a Artesol, que é uma central de artesanato cultural do Brasil, além da Ceart, que a central de artesanato do Ceará. Já participamos do Projeto Elas, de apoio às mulheres do Brasil, quando ganhamos um projeto que fez com que a gente criasse uma coleção, que nos deu condições para comprou vários materiais, máquinas de costura que a gente não tinha, então a Associação Mucaúba hoje é equipada, temos material para trabalhar!. 

Postar um comentário

0 Comentários