Município de Cariré promoveu ontem (27), o lançamento do Selo UNICEF 2013-2016 e a criação da Comissão Intersetorial do Selo

FOTOS EXCLUSIVAS: Jornalista Vicente José Rodrigues - 0003075/CE - MTE


Contando com presenças de membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), representantes de entidades governamentais e sociedade civil, o prefeito Antônio Rufino Martins (na foto), promoveu no dia de ontem (27), na sede da Secretaria da Educação, o lançamento do Selo Unicef 2013-2016 e, ao mesmo tempo, também foi criada a Comissão Intersetorial do Selo, no município de Cariré/CE. Na ocasião, ele afirmou que "conquistamos pela primeira vez o Selo Unicef 2009-2012, mas, a luta vai continuar mais intensa ainda, pois a Edição 2013-2016 do Selo Unicef será mais disputada e mais difícil do que a anterior. Por isso, não podemos relaxar e temos que trabalhar com mais afinco, para conquistar esta outra edição".


Quem também fez uso livre da palavra foi a primeira dama e secretária da Educação de Cariré, Virgina Souza Aguiar, para agradecer a todos que estiveram engajados na conquista da Edição 2009-2012 do Selo Unicef e, ao mesmo tempo, conclamou a toda a sociedade civil e governamental e ao povo de Cariré em geral, para se engajarem na luta da conquista do Selo Unicef Edição 2013-2016.


Na ocasião também falou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Cariré, Francisco Douglas de Souza Farias, ressaltando que "as ações estratégicas propostas pelo UNICEF vão ajudar a melhorar os indicadores sociais do nosso município". Ele, juntamente com a articuladora local do Selo Unicef, Mirna Moraes de Aguiar, estiveram no último dia 17 de dezembro, participando do 1º Encontro de Formação. juntando-se a cerca de 500 gestores e técnicos de 160 municípios do Semiárido .Eles conheceram em detalhes a metodologia do Selo, voltada para a promoção dos direitos e o enfrentamento das desigualdades que afetam a infância e adolescência na região.


Por sinal, Mirna Moraes de Aguiar, já na reunião de lançamento do Selo Unicef 2013-2016, foi reconduzida ao cargo de articuladora local e, ao mesmo tempo, proferiu uma palestra informativa sobre a metodologia do Selo (veja foto acima). Disse ela que "com as ações estratégicas, podemos fortalecer políticas públicas estaduais e federais e também apostar nas particularidades e soluções encontradas pelo próprio município. O Selo favorece a articulação entre os diversos setores e o entendimento do papel de cada área na promoção da proteção integral de crianças", reforçou Mirna.

O que é o Selo UNICEF?
REPRODUÇÃO

O Selo é uma iniciativa de gestão por resultados para a proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes. Objetivos: Promover a proteção integral. Universalizar direitos. Melhorar a vida da infância e da adolescência. Reduzir desigualdades sociais. Contribuir para que o Brasil alcance os índices ODM. Dimensões: Comunicação e mobilização social. Desenvolvimento de capacidades. Monitoramento. Avaliação e certificação.

Quais as novidades da Edição 2013-2016?

Valorização da agenda local - O Selo na rua do município. Programa de Formação. Comunicação para o desenvolvimento. Ações Estratégicas. Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

Quais os atores envolvidos e os seus papéis?

Gestores e técnicos municipais. Organizações da sociedade civil e do SGD. Empresas. Mídia. Crianças, adolescentes e famílias. Grupos religiosos

BAIXE AQUI, A METODOLOGIA COMPLETA DO SELO UNICEF 2013-2016:

EDIÇÃO DE FOTOS & TEXTOS:

Postar um comentário

0 Comentários