PARABÉNS CARIRÉ! 80 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Localização de Cariré no mapa geográfico do Ceará


Feira aos dias de terça-feira


Igreja Matriz de Santo Antônio


CARIRÉ

Área 756,893 km²
População 19.099 hab. est. IBGE/2008 [2]
Densidade 25,4 hab./km²
Altitude metros
Clima Não disponível
Fuso horário UTC-3

Gentílico

Carireense

Significado do Nome

Significa peixe diferente

Aniversário da Cidade

16 de Setembro

Localização

Noroeste Cearense

Limites

Norte – Sobral; Sul – Reriutaba, Varjota e Santa Quitéria; Leste – Groaíras; Oeste – Mucambo e Pacujá

Distâncias

215 km da Capital


HISTÓRIA - Município localizado na Mesorregião de Sobral. O arraial formou-se nos idos crepusculares do Século XIX, tendo por estímulo a construção da Ferrovia Sobral-Crateús.


EVOLUÇÃO POLÍTICA - A elevação do povoado à categoria de Vila e Município, respectivamente, deu-se conforme Lei nº 2.704, de 16 de setembro de 1929, agregando em sua jurisdição os Distritos de Barra do Macaco, Riacho Guimarães e Taquara. Suprimido conforme Decreto-Lei nº 193, de 20 de maio de 1932 e restaurado segundo Lei nº 157, de23 de setembro de 1935, com exclusão dos distritos antes agregados.
Com o adevento do Decreto-Lei nº 169, de 31 de março de 1938, teve por retorno o Distrito de Riacho Guimarães. O Decreto nº 448, de 20 de dezembrode 1938, atribuiu-lhe o título de Cidade, modificando-lhe a base territorial. Excluiu o distrito de Entre Rios (Barra do Macaco). NaDivisão Territorial de 1939, foram-lhe acrescidos ou ratificados jurisdicionalmente os Distritos de Arariús e Riacho Guimarães.

IGREJA - Os seus implementos de apoio eclesial datam dofinal do Século XIX, época em que se iniciaram as obras de construção da primitiva capela, dedicando-se o padroado em honra a Santo Antônio de Pádua. Os atos inaugurais dessa capela ocorreram a 19 de março de 1938, tendo como oficiante Monsenhor Diogo de Sousa Lima, vigário da Diocese de Sobral.
A ampliação e transformação da capela em Igrja-Matriz constam como tendo ocorrido em 1939, sob a direção do padre Domingosde Araújo. A criação da Freguesia, desmembrada da Paróquia de Sobral, ocorreu com a 24 de fevereiro de 1944, tendo como seu primeiro vigário o padre Tibúrcio Cavalcante de Paula.

ECONOMIA - Fundamenta-se basicamente na pecuária e na agricultura de subsistência. As atividades comerciais se resumem no varejo de tecidos, bens de consumoe mercadorias em geral. Em fontes subsidiárias, mantém o lugar-comum e participativo da massa tributária, beneficiando-se socialmente das parcelas\que lhe são destinadas.

TOPÔNIMO - Tupicamente se traduz por cari=peixe + ré=diferente,donde se obtém certa espécie conhecida pelonome de bodó.
(Fonte: R. Batista Aragão. Cronologia dos Municípios Cearenses. 1996. pg.56).
Posts Relacionados

Postar um comentário

0 Comentários